Ir para conteúdo | Ir para menu principal

  • Fale Conosco

Universidade XTI

A Universidade XTI é uma organização educacional sem fins lucrativos, criada em 2011 por Ricardo Lopes Costa, um empresário do setor de tecnologia da informação. Com a missão de "formar profissionais para trabalhar com Tecnologia da Informação", o portal provê uma coleção gratuita de mais de 400 vídeos tutoriais armazenados online no YouTube, ensinando XHTML, CSS, JavaScript, jQuery, JAVA, SQL, XML, XSL e outras tecnologias.

 

História

Ricardo Lopes Costa fundou em 2005 com Lawrence Barbosa, a empresa de tecnologia da informação chamada XTI Informática, especializada em desenvolvimento de soluções mobile e portais corporativos web. Para atender a demanda por profissionais de ti para sustentar o crescimento da empresa, a XTI passou a capacitar seus profissionais em sala de aula, dentro das instalações da empresa. Em 2010 com a abertura das primeiras Filiais, o modelo de capacitação dentro da Matriz se mostrou ineficiente e oneroso para a formação dos profissionais a distância.

Então em 2011 teve início o Projeto Universidade XTI, como uma iniciativa social, financiada 100% pela empresa XTI.

 

Serviços e Visão

Os vídeos são agrupados em cursos. Esses cursos são completos ou seja todo o conteúdo sobre o assunto específico é apresentado. Para a elaboração de cada curso, a equipe da Universidade XTI adota em média 4 livros sobre o assunto para construir um curso de alta qualidade e verdadeiramente completo. Os cursos são formatados para atender a iniciantes e profissionais no assunto. No início de cada curso é apresentado uma contextualização do assunto para os iniciantes.Cada vídeo aula dura em média 15 minutos.

Cada aula conta com uma prova objetiva que busca a fixação do conteúdo estudado pelo aluno. Essas provas ficam disponibilizadas apenas para os usuários cadastrados no site da Universidade. E no final de cada curso o aluno precisa passar por uma prova prática para avaliar sua habilidade em utilizar a tecnologia. Essa avaliação prática pode ser feita a distância ou presencialmente em uma das dependências da XTI.

A visão da Universidade XTI é ser a instituição que mais forma profissionais de TI para o mercado de trabalho, e ser reconhecida como o caminho inicial de formação para os novos profissionais de TI.

O Brasil é o 7o maior mercado de TI do mundo. Todavia em 2010 havia um déficit de 70.000 profissionais de TI, e em 2011 o déficit subiu para 92.000 (Fonte: IBCD - Índice Brasscom de Convergência Digital). Ou seja sobram oportunidades e faltam profissionais qualificados no segmento.

 

Reconhecimento

  • 2011, Mais de 400.000 aulas assistidas pela universidade xti.
  • 2011, Mais de 1.000 inscritos no canal do youtube e aproximadamente 5.000 aulas assistidas diariamente.
  • 2011, Universidade XTI foi indicada ao prêmio do Instituto Chico Mendes pelo trabalho social de formação profissional.
  • 2011, Universidade XTI entra na lista dos canais mais assistidos do youtube, recebendo o título Most Viewed (This Week) - Directors - Brazil.
  • 2010, Mais de 3000 aulas são assistidas online, em mais de 40 países.
  • 2010, Ricardo realiza primeiras palestras em Universidades Brasileiras que adotam os vídeo tutoriais em sala de aula.

 

Links Externos

 

Site Oficial da Universidade XTI

Canal da Universidade XTI no YouTube

Curso de JAVA

Curso de XHTML

Curso de CSS

Curso de JavaScript

Curso de jQuery

 

Se você deseja ter ter acesso a mais funcionalidades como Ranking, Vagas de Emprego e outros cursos, basta enviar um E-mail solicitando acesso para rh@xti.com.br 

 

Contador de páginas